domingo, 30 de outubro de 2011

DELASNIEVE DASPET


Advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais Delasnieve Miranda Daspet de Souza é sul-mato-grossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil, residindo em Campo Grande-MS. Casada, tem dois filhos. É poeta. Ativista da Biopoesia. Cronista, ensaísta, palestrante, professora, educadora, faz trabalho social com menores carentes, pertence e representa várias associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais. Com trabalhos literários premiados nacional e internacionalmente,  publicados em vários paises, Peace Ambassador in Universal Ambassador Peace Circle - Genebra – Suíça, 2005; Sub-Secretária Geral para as Américas e Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo, Santiago – Chile - 2005; Comenda Irmã Dulce pelo Instituto Brasileiro de Culturas Interancionais - 2006; Premio Gigantes do Brasil, 2006;Unesco Prizes World Poetry - Delasnieve Miranda Daspet de Souza - 2006; Ambassador for Peace – Universal Peace Federation on the International Federation for Word Peace – 2007;   - Premio da Business Professional Women International BPW – Campo Grande - MS: Troféu BPW Mulher-2007; Médaille D'Argent 2008 - Arts, Sciences, Lettres - pela Société Académique d´Éducation et d´Encouragement, como Poeta e Escritora; Premio Super Cap de Ouro – 2008; indicada ao premio Personalidade 2008 pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; 2008 – Indicada ao Prêmio Bertha Lutz –Mulher Cidadã. ;Medalha de Mérito da Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS-2009; Top Bisines Internacional 2010;   Presidente Internacional de Poetas del  Mundo - 2010,  Grand Prix International Solenzara de Poésie – 2010,  e,  várias outras insígnias e láurea. Como ativista das causas sociais sempre trabalha e trabalhou pela integração das minorias – em todos os aspectos, culturais, sociais, direitos humanos, da paz e da solidariedade. É Verbete da 2ª Ed. do Dicionário de Mulheres, da Historiadora Hilda Flores, de Porto Alegre/RS.  Premio Carlos Drummond de Andrade – em Itabira – MG – setembro-2011.

Por anteprojeto de sua autoria e tramitado através da Deputada Estadual Dione Hashioca foi criado o dia da Literatura Sul-Mato-Grossense – através da Lei 3.486 de 28 de dezembro de 2007- publicado no DOE no dia 31 de dezembro de 2007, que será celebrado, anualmente,  no dia 06 de novembro.

Por anteprojeto  de sua autoria e tramitado através do Deputado Estadual Laerte  Tetila , através da lei 4.034 de 31 de maio de 2011, publicado no DOE no dia 1º de junho de 2011 foi instituído o Dia Estadual da Cultura da Paz, criado o Prêmio Paz e Cultura e adotada a Bandeira da Paz – que será celebrado, anualmente, no dia 21 de setembro.

 Possui oito livro solos: Por um minuto ou para sempre ; Em Preto e Branco; Pazeando; De Liberté em Liberte ( lançado por duas editoras, na Europa )   e  Von Frehheit zu Freiheit, 10 Rostos da Poesia Lusófona – 2009  e 2010, Poesia, Sempre Poesia e Cantares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.