terça-feira, 8 de novembro de 2011

VERA FIGUEIREDO

 
Nasceu no Rio de Janeiro, formou-se em Professora pelo Instituto de Educação em 1963, onde desenvolveu seu Magistério entre a Educação e a Cultura, com a Música e as Artes. Foi Nutricionista e mais tarde Teóloga, culminando com o cargo de Diretora de Escola,durante   quase 10 anos, até  1990.


Em meados de 1989, dedicou-se as Artes Plásticas, cursando vários Ateliers de Desenho e Pintura, tendo como Mestres Benedito Siqueira, Helenice Brites, Alexandre Trik, Delia Viana, Said Ahmed e Bernardii. Como Artista Plástica, Pintora, desde  1993,  participou de várias exposições de artes no Rio de Janeiro, e em alguns Estados do Brasil, como Piauí, São Paulo, Minas Gerais e também no Exterior, recebendo Medalhas de Ouro, Prata e Bronze por seu trabalho apresentado nos diversos Salões e Espaços Culturais de diversas  entidades artísticas.
Em 1998, fez sua primeira Exposição individual na Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, com 20 obras sob o título “Caminhos e Visões”.
Em 1999, expõe suas obras em Paris, França, no “Le Espace Richelieu”, no Champs Eliseé, depois na Flórida, em Fort Lauderdale ;  em 2003 na Itália, na Santa Sé do Vaticano, na Galeria La Pigna e em Portugal na Casa Museu Maria da Fontinha em Castro Daire, como em outras cidades portuguesas, de Lisboa ao Porto, participando do 1º  Intercâmbio Cultural Brasil- Portugal com a Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP.




Tem algumas de suas obras no acervo particular, no Brasil e no exterior; bem como em algumas entidades militares da Marinha e do Exército.
Teve cerca de 200 mil cartões da Telemar, distribuídos pelo Brasil, com suas Obras e alguns trabalhos publicados em livros e dicionários de Arte, como:
Dicionário Julio Louzada edição 2000, a 1ª edição, Livro da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, Livro de Artes da Firjan, Livro da Ordem do Mérito Pumart de Honra, da Academia de Letras e Artes de Paranapuã e da Academia Brasileira de Belas Artes.




É Acadêmica - Membro Efetivo de várias Academias de Letras e Artes, como :

Academia de Letras e Artes de  Paranapuã – ALAP , da Academia Nacional de Letras e Artes - ANLA, Academia Cearense de Letras e Artes -ACLA, Arcádia Brasílica de Artes e Ciências Estéticas - ABRACE, da Academia Pan-Americana de Letras e Artes – APALA, do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, INBRASCI,  da Academia Brasileira de Belas Artes, ABBA,  Membro  Correspondente da  Academia  de Artes  de Cabo Frio -ARTPOP ,  Membro da Federação das Academias de Letras do Estado de Minas Gerais,  FALAEMG, da  Academia Brasileira de  Medalhistica Militar-ABRAMMIL, da  Academia  Soberana  Brasileira  de  Artes  do Estado  do  RJ - ASBAERJ, da  Academia  ARTPOP   de Cabo  Frio.
Diretora Cultural da Liga de Defesa Nacional,  LDN ,  da  Associação dos  Diplomados  da  Escola  Superior  de  Guerra - ADESG / RJ e ADESG Nacional, da Sociedade de Amigos da Marinha – SOAMAR,  Diretora  de Relações  Externas da  Academia  Brasileira  de  Medalhistica  Militar – ABRAMMILe Diretora  de  Eventos, Membro Acadêmico e Fundador da Academia Soberana  Brasileira de  Artes  do Estado  do RJ.



Participou como  Convidada de Honra  e   Membro do Júri de alguns Salões de Artes.

É Comendadora das Artes Plásticas, Da Ordem Do Mérito “Sansão Pereira “, da Ordem do Mérito Pumart de Honra,    da Associação Brasileira de Desenho “ABD”,  da Associação Fluminense de Belas Artes, da Sociedade de Amigos Da Marinha - SOAMAR e  Grande Oficial da Ordem Do Mérito da ABD  e da  Academia  Soberana Brasileira  de Artes   do Estado do RJ.

Laureada   com :  a   “ Moção de  Aplausos  e  Louvor  “  pelo  Deputado    Paulo  Ramos,  e a
" Moção  de  Congratulações  e   Louvor ”   do Deputado   Adroaldo  Peixoto , pela  ALERJ- 2006
“Moção  de  Louvor  e  Congratulações” - Relevantes  Serviços  à Sociedade Fluminense  e as Letras,
Ciências  e  Artes  Brasileiras  - 2006  -  Deputado   Cel  Jairo.
“ Moção  de  Louvor  e  Reconhecimento “ - pela  Produção  Cultural  no Dia  Internacional  da  Mulher, do Vereador Brizola Neto.



Com  as Medalhas:

Medalha de Esmeralda e a Medalha de Rubi, da Ordem do Mérito Pumart , do Real Engenho das Artes,
Medalha de Mérito Elizabeth Kinga da ABD,
Galardão da Casa Museu Maria da Fontinha em Castro Daire-Portugal,
Medalha de Centenário de Miguel Torga do Elos Clube de  Leiria / Portugal,
Medalha de Mérito Cultural Tomé de Souza , da  FALASP,
Medalha de Mérito \Cultural J. Carlos da ABD ,
Medalha Austregésilo de Athayde, da Academia de  Letras  e  Artes  de Paranapuã ,
Medalha do Grande Oriente do Brasil- Major Manoel dos Santos Portugal em Comemoração aos 200 Anos da PMERJ
Medalha  Euclides  de  Figueiredo  da  Ordem  do  Mérito  Pumart de  Honra , da   Soberana  Ordem  da  Legião  dos  Cavalheiros  de  Bem ,  Real  Engenho  das  Artes,
Medalha de Mérito Humanístico  Nise  da  Silveira da  FALASP ,
Medalha Tarsila do Amaral, da Casa de  Camões, da Associação Beneficente  Luso-|Brasileira, com a Ordem do Mérito  Pumart  de  Honra, e  a
Medalha Rui Barbosa com a Universidade  Federal  do  RJ e  a  Ordem  do  Mérito  Pumart  de Honra
Medalha  de  Mérito Cultural  Belas  Artes da  AFBA,
Medalha de  Recompensa  à  Mulher   na  Maçonaria  Fluminense  pelo  Grande Oriente  do Brasil  no RJ,
Medalha  do  Mérito Cultural   do  Saber  Cultural ,
Medalha  Antonio  Parreiras  do  Instituto  Histórico  e  Geográfico   de  Niterói  ,
Medalha  de   Mérito   Ambiental   Chico  Mendes   da  Academia   Brasileira  de  Meio  Ambiente
Medalha  Tarsila  do  Amaral   da  Ordem  do Mérito Pumart  de  Honra
Medalha  Rui Barbosa  do real Engenho das  Artes  e da Universidade  Federal do RJ
Recebeu o Título de  Amigo  do  28 º Batalhão  da PM   de Volta  Redonda  , de  Artilheiro da Cultura do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e da Ordem do Mérito Cívico, no Grau Oficial ,da Liga de Defesa Nacional,  e  da  Academia  Brasileira  de  Medalhística  Militar .
Destaque  de Honra  ao  Mérito  como  Personalidade   Feminina  de 2009 da Coluna  Destaque  de  Raimundo  Nonato,  em Taubaté.
Troféu  Destaque  de  2010  da  Associação  Fluminense  de  Belas  Artes  - AFBA ,
Destaque  do  Mérito Feminino  pela  ABACH  e   pela   AFBA   ,
Título de “ Amigo da Escola Superior de  Guerra “ –ESG  e mais algumas Premiações e Condecorações  recebidas
É Curadora de Arte desde  2001,  de vários Salões de Artes  Plásticas ,de entidades civis e militares,como no Clube Naval, Escola de Guerra Naval, Escola Superior de Guerra e de algumas Academias de Letras e Artes como também da Academia Brasileira do Meio Ambiente, e do  Saber  Cultural,  nos Espaços  Culturais  do Tribunal Regional do Trabalho – 1ª Região  e  do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana,  onde  reúne  nas Exposições, vários  Artistas  Plásticos  do  Rio  de  Janeiro  e  de  vários  Estados  do  Brasil.

Vera Figueredo
Curadora de Artes Plásticas




    b                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.