quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROJETO ARTPOP PARA ACADEMIA DE ARTES DE CABO FRIO


TEXTO ELUCIDATIVO DE CRIAÇÃO DE ACADEMIA ASSOCIATIVA

Preocupa-nos o fato de futuros membros, críticos equivocados e sem nenhuma visão do saber acadêmico ou formadores de uma visão míope ou preconceituosa, ignorarem ou distorcerem o real sentido de uma confraria de artistas acadêmicos, daí escrevemos este texto elucidativo para esclarecimento.
O projeto ARTPOP surgiu da vontade de artistas, técnicos e intelectuais de insurgir contra o elitismo, somos a arte popular no sentido de popularizar as expressões do belo, quer oriunda de manifestação do povo, quer erudita na sua concepção.  Rompemos de vez com qualquer pensamento ou postulado de elitização porque a ARTPOP é uma realidade à moda popular, um fórum permanente numa social academia para artistas engajados com os projetos sócio-culturais, com a arte que revoluciona e com a gênesis do encantamento tribal que liberta  estilos . A arte será laureada, o artista reconhecido e o acadêmico condecorado sem limites no espaço, daqui e de acolá, enquanto esta sociedade acolhe seu provedor de sonhos e de talentos sociabilizando seu dialeto, grafando erupções poéticas, libertando seus movimentos, imortalizando a imagem e musicando sentidos, na voraz busca do equilíbrio do belo, da descoberta e da sedução. A ARTPOP é o começo, meio e o espaço para a consecução de suas dez propostas fins. Adotamos sempre posicionamento coletivo direcionado ao bem comunitário, aos fins acadêmicos e  na vontade suprema  em sublimar a arte. Posto nesta ordem vivificamos sua concepção embasados nos indicativos de uma academia diferenciada para justapor o ecletismo artístico num processo cíclico de engajamento de virtudes e talentos sedimentados na bagagem de cada membro um manancial para o banco de trocas e a partilha de talentos.
O Projeto acadêmico da ARTPOP foi concebido para ser uma Casa para artistas e um Parlamento representativo de todas as vertentes. O diferencial de academia convencional está em ser associativa abrindo seu quadro sem limites de vagas efetivas para o artista, o gestor e produtor da arte tornando-se um acadêmico sob o signo da criação, da partilha e na divulgação de todos os trabalhos produzidos pelos pares. O Projeto instituiu o Colegiado Acadêmico com membros do quadro associativo com oitenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade. O Colegiado será reformado de cinco em cinco anos renovando-se as cadeiras para um novo colégio por sufrágio dos membros associativos ou por reeleição dos ocupantes. Os membros atuais não reeleitos migrarão para o quadro suplementar sem perder a titularidade que é vitalícia deixando a cadeira para o novo postulante. Com esta rotatividade a Academia sistematiza a permutação cíclica expurgando a perpetuação num colegiado atento a renovação imposta pela modernidade no surgimento de conceitos e na implantação de novos processos permitindo a todo quadro acadêmico associativo oportunidade de ascensão a titularidade e as políticas de gestão na concessão de honrarias e láureas, aferição de produções inéditas e indicação para o prêmio ARTPOP de criação.
Assim a ARTPOP foi criada em 10 de outubro de 2007 e referendada por setenta e quatro artistas signatários de sua ata de fundação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.