quinta-feira, 17 de maio de 2012

DYANDREA VALVERDE

Dyandreia Valverde Portugal 


BIOGRAFIA


Dyandreia Valverde Portugal nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1970. Casada, é formada em Pedagogia pela UERJ/RJ, com pós-graduação em Pisco-Pedagogia. É Escritora e Artista Plástica.

Dyandreia teve contato com a literatura ainda jovem, quando escrevia pequenos contos, histórias de suspense e romances policiais. Na época da faculdade, desenvolveu a habilidade escrevendo três livros que não chegou a publicar, mas que serviram de base para diversos trabalhos literários. Hoje, além de contos, crônicas e artigos de jornais publicados, ensaia algumas poesias. Participou de diversas antologias e livros como co-autora.


Com as artes, Dyandreia teve contato desde criança sob a influência de seu pai, Mario Lourenço Portugal. Este amante das artes sempre levava sua filha a leilões, galerias, feiras de antiguidades, etc. Sua mãe, Marita Valverde Portugal, foi a responsável pela introdução à arte propriamente dita quando, anos mais tarde a levou consigo para o seu primeiro curso de pintura.

Em 2000, voltou para a cena de sua infância quando mudou-se para Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos/RJ, para cuidar dos negócios da família. Deste tempo em diante, começou a observar a região de forma diferente, com percepções e sentidos que testou em suas telas e também em seus escritos.



Dyandreia é adepta ao estilo impressionista, utiliza a técnica óleo sobre tela, trabalhando com tinta gorda, para alcançar volume e textura nas suas obras. Busca retratar a natureza como seus olhos podem captá-la, com toda a região servindo de fonte de inspiração.

Além das exposições individuais, nacionais e internacionais, participou de vários Salões renomados e tradicionais exposições, ganhando menções honrosas, especiais e diversas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como melhor obra do Salão. Já participou também, como Convidada de Honra e Jurada em importantes Salões.

Dyandreia ainda é curadora de Espaço Foyer do Teatro Municipal de Cabo Frio, é Colunista Social e Cultural do “Jornal Foco Lagos” e da Revista “Conteúdo” e é apresentadora do programa de TV “Conexão Cultura”.




Por conta de todo o seu envolvimento com a Cultura e por projetar toda a Região dos Lagos, além fronteiras, Dyandreia ganhou inúmeras outorgas especiais, Medalhas de Mérito Cultural e Cívico, Moções etc. Além de Acadêmica de Academias de grande representatividade no cenário cultural, ainda detém os importantes títulos como os de Comendadora e Chanceler.

Associada as seguintes Entidades:

1 – Sociedade Brasileira de Belas Artes – SBBA/RJ
2 – Associação Fluminense de Belas Artes – AFBA/Niteroi - RJ - (Membro da Diretoria)
3 – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD/RJ - (Membro da Diretoria)
4 – Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo – CICESP/SP
5 – Associação Internacional Poetas Del Mundo.
6 – Coletivo Cultural de Araruama.



Acadêmica das Seguintes Academias:
1 - Academia de Artes de Cabo Frio – ARTPOP/RJ (Membro da Diretoria)
2 - Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande - AACLIG/RJ
3 - Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – ALeART/RJ
4 - Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP/RJ (Membro da Diretoria)
5 - Academia de Letras da Mantiqueira – Águas de Lindóia/SP
6 - Academia Itapirense de Letras e Artes – Itapira/SP



O mar noturno – Óleo – 70 x 50 cm

Harmonia da Transparência

Ultrapassar o invisivel
Sentir, tocar sua energia
Visualizar o impossível
Transparência, Sintonia

Enxergando o colorido
Observando o inatingível
Alcançando os sentidos
Sentindo o indescritível

Ultrapassar sua alma
Sentir o teu coração
Numa sinfonia calma
Percorrer sua emoção

Navegar entre seus sonhos
Viver uma nova experiência
E nesses olhos tristonhos
Sentir sua transparência

Dyandreia Portugal 


Recolhendo a rede ao amanhecer – Óleo – 40 x 50 cm

Há, o amor...

Amor, paixão
Sentimento turbilhão
Que faz morada no coração

Amor que nos tira o ar
Que arde sem queimar
Que nos traz vida a cantar

Amor certeiro
Às vezes traiçoeiro
Às vezes companheiro

Amor Arrebatador
Amador, Temporal
Carnal, especial

Amor sem fim
Maternal, incondicional
Duradouro, visceral

Dyandreia Portugal






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.