1º SALÃO DE ARTES MINAS-RIO BRASIL
28 de
setembro a 27 de outubro de 2012 – Manhuaçu/MG
R E G U L A M E N T O
I -
Objetivo:
O 1º
Salão de Artes “MINAS-RIO BRASIL” tem como objetivo estabelecer o intercâmbio
artístico dentro do Território Nacional, divulgando artistas e suas obras,
tendo como cidade promotora do evento Manhuaçu/MG, sede da Escola de Arte
Gênios da Pintura e da ACLA/MG- Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas
Gerais, tendo como apoio institucional do Departamento Municipal de Cultura e
Turismo de Manhuaçu e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Manhuaçu.
A
organização e realização deste salão são de responsabilidade da Escola de Arte
Gênios da Pintura CNPJ: 03.314.940/0001-43 sob a Curadoria Geral do Comendador
Fabrício Santos.
Este
salão tem uma parceria entre a Escola de Arte Gênios da Pintura com a Curadoria
Geral do Comendador Fabrício Santos e a Academia de Ciências, Letras e Artes de
Minas Gerais com sede em Manhuaçu a Rua Alencar Soares Vargas, nº 41, centro,
Manhuaçu/MG.
A
solenidade de encerramento e premiações será na noite de 27 de outubro de 2012
- Jantar de Gala do 3º Aniversário da Academia de Ciências, Letras e Artes de
Minas Gerais na sede do Clube das Mães/Lions Club Flor de Manacá de Manhuaçu,
no bairro Coqueiro às 20:00h.
II –
Inscrições:
As
inscrições serão realizadas no período de 17 de agosto a 05 de setembro de
2012.
As
inscrições serão feitas em impresso próprio (ficha de inscrição ou cópia da
mesma), acompanhada de dossiê do artista. É necessário o completo preenchimento
da mesma datilografada ou em letra de forma. Só serão aceitas fichas assinadas
pelo artista ou procurador através de instrumento específico. Podem ser
enviadas por e-mail scaneadas – e-mail: minasrio-eventos@hotmail.com
.
O
dossiê é composto pela ficha de inscrição, currículo e máximo de 2 fotos de
cada obra, tendo o limite de 2 obras enviadas, por artista. Recomendamos fotos
tamanhos 15x21cm. Todas as fotos ou cópias deverão conter no verso o nome do
artista, dimensões da obra, título, material utilizado, categoria e ano de
execução. Não serão aceitos dossiês maiores que 21x33cm (formato A4 ou ofício).
Estes materiais poderão ser enviados pelo e-mail: minasrio-eventos@hotmail.com .
Só
serão aceitas inscrições de obras produzidas a partir do ano de 2010. Poderão
participar artistas de todo território nacional. Os artistas de outros países
também poderão participar se atenderem aos critérios expostos no regulamento.
As inscrições serão nas categorias de Desenho, Fotografia, Arte Digital e
Pintura em Tela ACADÊMICA (entenda-se por Acadêmica as pinturas do tipo
clássico, impressionista sendo paisagens, figurativas, naturezas mortas e
pintura tradicional) e Pintura em Tela MODERNA (entenda-se por moderno as
pinturas abstratas, figurativas com fundo abstrato, aplicações de técnicas,
obras que fujam do tradicional), não aceitando cópias de trabalhos já
existentes.
As
inscrições deverão ser enviadas para o Curador Geral Comendador Fabrício
Santos, localizado à Rua Padre Fortunato de Carvalho, 69-b, Santo Antônio,
Manhuaçu/MG – CEP: 36.900-000 ou o dossiê do artista, documentos assinados e
scaneados, juntamente com as fotos das obras e comprovante de depósito para o
seguinte endereço eletrônico de e-mail: minasrio-eventos@hotmail.com ou
com_fabricio@yahoo.com.br , telefone para maiores informações: Cel.: (33)8437-3431(claro), (33)9105-8309 (tim).
O
Curador Regional no Estado do Rio de Janeiro é o Marquês Dom Iguaci Junior, que
estará orientando com relação às inscrições e encaminhando para a Curadoria
Geral de Minas Gerais. Cel.:
(21)8360-5299.
Os
artistas poderão se inscrever nas modalidades de Desenho, Fotografia, Arte
Digital e Pintura em tela entre Acadêmica e Moderna (com utilização de técnicas
variadas). Não poderão ser inscritas obras de artistas já falecidos.
As
obras de Desenho, Fotografia e em Tela poderão ter no máximo 1,00 x 1,00m,
incluindo moldura, e não poderão ser inferiores a 0,30 x 0,40cm ou tamanho A3,
sendo desclassificadas aquelas que não obedecerem às medidas estabelecidas.
Os
artistas inscritos deverão entregar as obras no período de 06 a 17 de setembro
de 2012, identificadas com nome do artista, dimensões, título, material,
categoria e ano de execução, impreterivelmente.
As
obras deverão estar acompanhadas da cópia do comprovante de depósito de
pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais) para uma obra, e no valor promocional R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
para duas obras podendo ser de categorias diferentes.
CONTA
PARA DEPÓSITO: Caixa Econômica Federal
AGÊNCIA:
0131 Operação: 013
CONTA
POUPANÇA: 81956-0 Favorecido: Fabrício Souza Santos
Os
artistas residentes fora de Manhuaçu deverão encaminhar as obras por conta
própria, ao Curador Geral Comendador Fabrício Santos, conforme endereço no item
7. As mesmas deverão chegar ao local de destino até o dia 17 de setembro de
2012.
O salão
não se responsabilizará por danos que os trabalhos venham a sofrer durante o
transporte e o período da exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra
danos e riscos de qualquer natureza.
As
obras deverão ser retiradas do salão até 30 dias após o encerramento do mesmo.
As obras de fora de Manhuaçu serão enviadas, com frete a pagar até 30 dias após
o encerramento da exposição.
Para os
artistas residentes em Manhuaçu, a retirada dos trabalhos deverá acontecer de
segunda a sexta feira, das 9:00 às 19:00h, junto à Administração da Central das
Artes Família Santos na sede da ACLA/MG, Rua Alencar Soares Vargas, 41, centro,
Manhuaçu/MG.
III–
Exposições:
Será
realizada no espaço do Manhuaçu Shopping e Central das Artes Família Santos
sede da ACLA/MG. Haverá vernissage de abertura das exposições no dia 28 de
setembro, das 19:00h às 23:00h, na rua Alencar Soares Vargas, 41, centro,
Manhuaçu/MG.
IV –
Premiações/TROFÉUS e Certificados:
Serão
concedidos troféus de Mérito Cultural Samuel Brandão patrono da ACLA/MG, para
os primeiros colocados de cada categoria inscrita.
Serão
concedidos pela Escola de Arte Gênios da Pintura, premiação em medalhas, sendo
medalhas de Ouro, Prata e Bronze, para os três primeiros colocados de cada
categoria.
Receberão
Menção Honrosa, sendo escolhida 1 (uma) obra em todas as categorias. Todos os
artistas receberão certificado de participação de HONRA AO MÉRITO CULTURAL da
ACLA/MG – Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais.
Caberá
a Escola de Arte Gênios da Pintura sob a Curadoria Geral do Comendador Fabrício
Santos, receber comissão do valor que for determinado na ficha de inscrição
sobre as obras que por autorização do autor forem comercializadas, da seguinte
forma: 20% (vinte por cento). O acerto das obras vendidas será feito em até 20
(vinte) dias após o término do Salão pelo Curador Comendador Fabrício Santos.
V –
Disposições gerais:
As
obras não poderão ser retiradas ou alteradas antes do enceramento do 1º Salão
de Artes Minas-Rio Brasil 2012.
Imagens
de todas as obras poderão ser utilizadas pela Escola de Arte Gênios da Pintura
para divulgação do evento em toda mídia.
Os
interessados em participar do Salão poderão consultar o regulamento e/ou
imprimir a ficha de inscrição através do site www.minasrio-eventos.blogspot.com
. Também poderão sanar dúvidas através dos telefones: (33)8437-3431
/(33)9105-8309 – Comendador Fabrício Santos. Os casos omissos neste
regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora e será incontestável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário