quinta-feira, 11 de outubro de 2012

MEDALHA CARLOS SCLIAR - 92º ANIVERSÁRIO




MEDALHA CARLOS SCLIAR – 92º ANIVERSÁRIO

Insígnia de Mérito na Gestão Cultural, Literatura, Artes Plásticas e Gráficas
Indicada pela visão cultural do(a) outorgado(a) deferindo e celebrando a vida e
obra de Carlos Scliar na memória e no cenário artístico brasileiro e internacional.


A Medalha Carlos Scliar, foi idealizada pela ARTPOP para comemorar o 92º aniversário de seu nascimento e  indicada para outorga aos admiradores do artista que por méritos se destacaram  fomentando atitudes e ações culturais nas vertentes da literatura, artes plásticas e  gráficas e universalizando o ativismo artístico. Os agraciados com essa insígnia venerável  celebrarão com sua visão cultural a memória, a biografia e o catálogo talentoso de criação de um dos maiores e completos artista brasileiro, nascido no Rio Grande do Sul, que  viveu por longos anos em  Cabo Frio. Eleito  patrono desta Academia.

A medalha será fundida com a liga zamack e com a efígie do artista em alto relevo em banho dourado.

Para confirmar o pedido, o indicado deverá preencher o cadastro abaixo:

 O que deverá conter no currículo a ser enviado por e-mail:
- Fotografia (escaneada) de rosto do Candidato;
- Nome completo;
- Nome para constar no diploma;
- Nacionalidade;
- Estado Civil;
- Profissão;
- RG com órgão emissor;
- CPF
- Endereço: rua, numero, bairro, cidade, estado,  CEP;
- Endereços virtuais (e-mails, sites, blogs);
- Se pertencer a alguma entidade dizer o(s) nome(s) dela(s);

A ARTPOP agraciará os indicados com diplomas e medalhas no Evento Acadêmico Cultural no dia 03 de novembro de 2012, às 19 horas no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb numa solenidade com posse acadêmica, apresentação artística de seus membros e coquetel de confraternização.

Nossos e-mails:


Uma homenagem ao Patrono da ARTPOP, Carlos Scliar. 

Carlos Scliar nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul em 21 de junho de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 28 de abril de 2001. Mas duas cidades marcaram a sua vida: Cabo Frio e Ouro Preto.
Gravurista por opção, apaixonou-se pela serigrafia, em cuja técnica desenvolveu várias séries. Aliás, uma das importantes características de Carlos Scliar era a sua capacidade de inovar, buscando novos materiais que lhe servissem de base e técnicas as mais variadas, desde têmpera até o acrílico, passando pelas artes gráficas. Seu esforço se dava no sentido de apreender a realidade em que vivia. Como temas recorrentes, Scliar pintava retratos, marinhas, paisagens e naturezas-mortas, caminhando do figurativismo para uma abstração cada vez maior, principalmente nos últimos 25 anos de carreira. As obras de Carlos Scliar podem ser vistas em acervos de museus e em diversas coleções nacionais e estrangeiras.
O trecho às margens do Canal do Itajuru, em Cabo Frio, em frente à casa onde Scliar morou por 40 anos, recebeu da prefeitura municipal o nome de Orla Scliar. A casa, que o próprio Scliar restaurou, se transformou no Instituto Cultural Carlos Scliar, e exibe boa parte de sua obra e de outros pintores brasileiros, além de preservar o mobiliário da casa e o ateliê, com suas tintas, telas e pincéis. A orla tem urbanização personalizada, com as cores da paleta do pintor em vasos esféricos, com vegetação nativa, tudo confeccionado especialmente para o local. Diante da casa, foi erigida uma estátua em tamanho natural do pintor, obra dos escultores Cristina Ventura e Jonas Corrêa.                                             
                                          
VENHA NOS CONHECER ATRAVÉS DE:


ANTECIPE-SE ENVIANDO O CADASTRO E MATERIAL BIOGRÁFICO. O NÚMERO DE MEDALHAS É LIMITADO. 
Nosso contato: Tel (22) 8812-9899

Cabo Frio, 03 de Setembro de 2012.

                                                          
Vanessa Rodrigues
(Secretária Geral da Artpop)

Carlos Alberto Sousa
(Presidente Idealizador e Fundador da Artpop)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.