segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

1º CÍRCULO DE LEITURA ARTPOPIANO

CÍRCULO DE LEITURA ARTPOPIANO

Realizou-se hoje, dia 9 de fevereiro às 18 horas na sede da ARTPOP, o 1º Círculo de leituras, projeto idealizado pela professora e arte terapeuta Elvi Vasconcellos, acadêmica artpopiana. O projeto inseriu-se dentro do programa da academia “Domingart” criado para fomentar oficinas artísticas e literárias. O primeiro encontro contou com um número satisfatório de participantes, predominantemente feminino.
A dinâmica programática do Círculo previu leituras de textos de escritores contemporâneos estrangeiros em língua portuguesa, escritores renomados brasileiros e textos de obras dos circunlíteros artpopianos ou convidados. Um mediador indicava os trechos da leitura que acompanhados por todos, ainda se fazia os comentários do entendimento na intenção autoral e na ação interpretativa segundo a visão de cada um. O primeiro texto foi um fragmento da escritora Blandina Terra, do livro Infância na Roça, em seguida do autor angolano José Eduardo Agualusa, Manual prático de levitação. O próximo passo foi a leitura de fragmentos de obras lançadas e de autores presentes com poesias de Beatriz Rio Branco, Edite Lopes, José Eduardo, Vanessa Rodrigues e Carlos Alberto Sousa. Todos receberam a admiração dos colegas, numa atitude generosa em apresentar seus escritos inéditos e seus sonhos de publicação. Acusamos ainda as presenças de de Maria Melo, Fátima Góes, Algenir Loiola, Eliana de Azevedo, Elvi Vasconcellos, Nilma de Oliveira e Avelino Henriques.
Finalizando foi servido o chá com torradas numa confraternização ímpar entre todos os participantes, numa tarde linda e convidativa para um banco de trocas de talentos e saberes, num domingo cabofriense encantado.

O próximo encontro para o 2º Círculo de leitura será no dia 16 de março de 2014, contamos com a presença dos amigos que amam a literatura.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.