Advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais Delasnieve Miranda Daspet de Souza é sul-mato-grossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil, residindo em Campo Grande-MS. Casada, tem dois filhos. É poeta. Ativista da Biopoesia. Cronista, ensaísta, palestrante, professora, educadora, faz trabalho social com menores carentes, pertence e representa várias associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais. Com trabalhos literários premiados nacional e internacionalmente, publicados em vários paises, Peace Ambassador in Universal Ambassador Peace Circle - Genebra – Suíça, 2005; Sub-Secretária Geral para as Américas e Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo, Santiago – Chile - 2005; Comenda Irmã Dulce pelo Instituto Brasileiro de Culturas Interancionais - 2006; Premio Gigantes do Brasil, 2006;Unesco Prizes World Poetry - Delasnieve Miranda Daspet de Souza - 2006; Ambassador for Peace – Universal Peace Federation on the International Federation for Word Peace – 2007; - Premio da Business Professional Women International BPW – Campo Grande - MS: Troféu BPW Mulher-2007; Médaille D'Argent 2008 - Arts, Sciences, Lettres - pela Société Académique d´Éducation et d´Encouragement, como Poeta e Escritora; Premio Super Cap de Ouro – 2008; indicada ao premio Personalidade 2008 pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; 2008 – Indicada ao Prêmio Bertha Lutz –Mulher Cidadã. ;Medalha de Mérito da Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS-2009; Top Bisines Internacional 2010; Presidente Internacional de Poetas del Mundo - 2010, Grand Prix International Solenzara de Poésie – 2010, e, várias outras insígnias e láurea. Como ativista das causas sociais sempre trabalha e trabalhou pela integração das minorias – em todos os aspectos, culturais, sociais, direitos humanos, da paz e da solidariedade. É Verbete da 2ª Ed. do Dicionário de Mulheres, da Historiadora Hilda Flores, de Porto Alegre/RS. Premio Carlos Drummond de Andrade – em Itabira – MG – setembro-2011.
Por anteprojeto de sua autoria e tramitado através da Deputada Estadual Dione Hashioca foi criado o dia da Literatura Sul-Mato-Grossense – através da Lei 3.486 de 28 de dezembro de 2007- publicado no DOE no dia 31 de dezembro de 2007, que será celebrado, anualmente, no dia 06 de novembro.
Por anteprojeto de sua autoria e tramitado através do Deputado Estadual Laerte Tetila , através da lei 4.034 de 31 de maio de 2011, publicado no DOE no dia 1º de junho de 2011 foi instituído o Dia Estadual da Cultura da Paz, criado o Prêmio Paz e Cultura e adotada a Bandeira da Paz – que será celebrado, anualmente, no dia 21 de setembro.
Possui oito livro solos: Por um minuto ou para sempre ; Em Preto e Branco; Pazeando; De Liberté em Liberte ( lançado por duas editoras, na Europa ) e Von Frehheit zu Freiheit, 10 Rostos da Poesia Lusófona – 2009 e 2010, Poesia, Sempre Poesia e Cantares
Participou em mais de duzentas coletâneas, nacionais e internacionais.
Twitter: @Delasnieve
Skype: Delasnieve Daspet
Novo livro da poeta Delasnieve Daspet : "Cantares”
Editor: Valter Jeronymo
Life Editora - life.editora@gmail.com
67-9263-5115
Nenhum comentário:
Postar um comentário