domingo, 24 de maio de 2015

Edjane Leite da Silva Monteiro



Edjane Leite da Silva Monteiro
A artista plástica abstrata Edjane Leite da Silva Monteiro, nascida em Paulo Afonso-Ba, mas em suas raízes sergipana e mora há mais de 30 anos em Aracaju- Se.



Desde sua adolescência, vem se interessando pela arte, como forma de expressar os seus sentimentos e o amor, seja ela na pintura,escultura ou fotografia. Esses fatores a levou a buscar outros rumos como: Expressão e liberdade, o ser iluminado ( aquele ser bom que possa transmitir mensagem de otimismo), o papel da mulher na sociedade , essas são as caracterís¬ticas da sua pintura e escultura abstrata informal - que defende as formas livres e busca o lirismo no ritmo estabelecido pelo jogo cromático e especial.



A vida acadêmica da artista, começou em Paulo Afonso-Ba até seus dezessete anos, dando continuidade aos seus estudos em Aracaju, formada em jornalismo e pedagogia na Universidade Tiradentes. Além de jornalista, pedagoga, fotógrafa ,radialista e pós- graduada em arte educação e psicopedagogia, o que mais gosta de fazer é pintar, a arte faz parte de sua vida diária, escolheu a arte abstrata pela liberdade de expressão - antes seguia uma linha figurativa e expressionista.



Edjane Leite procura aprimorar o seu trabalho, buscando se reciclar em cursos ligados à pintura no Brasil e exterior. A artista participou de exposições individuais como: Brasília - na Biblioteca Demonstrativa em 1995 e na Galeria Álvaro Santos intitulada " Ser Iluminado". Ela participou ,também de várias coletivas local como: dos " Emergentes 97, uma coletiva com artistas escolhidos pelo Cultart. Em 1996 expõem o seu talento artí¬stico, "Arte Sergipana" no Shopping Center da Rua 24 Horas, I Exposições o Salão de e Ecologia. Em 1997 surgiram outras exposições e os quadros da pintura abstrata, foram apresentados na I Grande Exposição de Laranjeiras- Centro de Tradições de Laranjeiras.Coletiva "Made in Aracaju" - Espaço Cultural YAZIGI (1999), Coletiva "Elas por Elas" - Galeria de Arte do Sesc (2000), Exposição " Do Moderno ao Contemporâneo" - Shopping Riomar (2001), Edjane Leite e Karinne " Do Lixo à Arte" (2002),, A Mulher e o ( Desejo) 8 de março de 2006- instituto Luciano Barreto Junior, Gravura de Inverno ( 2006) Sociedade SEMER “ Aracaju-SE.



Para uma melhor divulgação da sua arte, a artista participou de exposições em outros Estados brasileiros como: A coletiva da Primavera em Vitória do Espírito Santos (1987), “X Arte Sergipana, Hoje" - Museu Regional de Vitória da Conquista-Ba( 1997), Coletiva de Maio em São Luís do Maranhão ( 1995 e 1996). Participou da Exposição de Arte Contemporânea do MERCOSUL em Buenos Aires ( de 17 a30 de setembro de 2002). II Mostra Darcy Penteado de arte(2005) “ no Museu do Café World Trade Center- Santos –SP. Em 2011 recebeu várias premiações inclusive o título de Comendadora, Chanceler em Artes plásticas por contribuir com a cultura nacional. Recebeu o troféu Especial em São Paulo( 2011); recebeu também Menção honrosa em Nova York (2012). Uma medalha em Niterói – RJ. A artista já participou também de vários catálogos nacionais e internacionais. Foi indicada para receber a Medalha Personalidade 2014 da ARTPOP Cabo Frio- RJ.



A artista ensinou arte plástica para: crianças, adolescentes e adultos, portadores de necessidades especiais do "Projeto Luz do Sol" em Nossa Senhora da Glória –SE e CAPS Artur Bispo do Rosário (Centro Assistência Psico Social - Aracaju /SE). Coordenou o Espaço "Nise da Silveira" . Coordenou e elaborou o projeto para o CAPS Arte de Viver em Itaporanga D’ajuda-Se.

Hoje, administra a sua ONG Aconchego cuidando de vinte pessoas esquizofrênicas. Esta trabalhando para a sua nova Exposição neste ano em São Paulo e ‘Los Angeles’ ( Worldwide Art Show) que terá o título: “Infinita Aliança”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.